terça-feira, janeiro 04, 2005

Dakar



Começou mais um Dakar! Desta vez com partida em Barcelona em vez da habitual Paris.

Este ano a 'armada' potuguesa não conta com motards. Certamente fartos de sofrer com a poeira e dores nas costas, resolveram trocar as motas pelos jipes, mais confortáveis.

Carlos Sousa, o nosso piloto mais cotado, trocou a equipa oficial da Mitsubishi por uma Nissan semi-oficial pelo que este ano as suas hipóteses de um bom lugar são mais limitadas. Além disso, nas suas declarações na primeira etapa, disse-nos que o carro parece ter uma boa base ainda que não o conheça bem. Ora isto só pode significar uma coisa: não preparam convenientemente o Dakar. Foram para o Dakar fazer a habituação ao carro... Mas vamos acreditar que a experiência do piloto permita uma habituação rápida ao carro e umas boas classificações nas etapas que exigem mais condução.

Para quem quer seguir a competição ou simplesmente conviver mais de perto com o espírito do Dakar, aconselho uma visita ao site oficial do Dakar. Aqui temos uma boa panorâmica do Dakar: desde produtos típicos de merchandising, notícias de última hora, classificações, descrição das etapas, fotografias, etc...

Temos também uma funcionalidade interessante: o iriTrack que permite seguir o posicionamento dos veículos. Não é online, mas vamos tendo regularmente informações de posicionamento dos carros ao longo das etapas. Basta colocarmos os nomes ou números dos concorrentes que queremos seguir (315 sousa, 317 gordon, 531 jacinto, ...), clicar em ok e vemos a hora da última posição georeferenciada, distância percorrida desde a partida, distância à meta, tempos nas contagens intermédias, etc...

Até dia 16 os motores não vão parar!...

... ou como dizia Thierry Sabine: " Un défi pour ceux qui partent. Du rêve pour ceux qui restent. " Que é como quem diz: Um desafio para aqueles que partem. Um sonho para os que ficam.


Sem comentários: