segunda-feira, janeiro 31, 2005

Dive Report 30Jan2005


Portinho da Arrábida - Zimbral zona 1, com TopSub
30Jan 2005 - 11h00
Tempo de mergulho: 43 min
Prof. Max./med.: 24m/19m Temp. água: 14ºC
Visibilidade: aprox. 10m




Dia de sol, mar calmo, mas muito frio na viagem, longa de meia hora! E depois debaixo de água, também!! Valeu a companhia dos roazes nas foz do Sado que deixaram por momentos as lulas em sossego para nos virem dar os bons dias.

Debaixo de água, num fundo de areia salpicado de rochas com reentrâncias, andámos sempre à volta do cabo do barco e não chegámos a explorar as rochas maiores. Estas têm cavidades espectaculares onde podemos entrar, mas infelizmente só o soubemos depois de terminado o mergulho. Pela nossa zona vimos uma raia espectacular, um safio pequeno, rascassos, gobys (sempre a jeito para umas super-macro mais artísticas), anémonas, uma santola enorme e os habituais cardumes de sargos.

Mas o mais extraordinário estava para acontecer depois do mergulho. O fato seco que tinha deixado a arranjar na semana anterior estava pronto! E mais, não foi preciso pagar nada! Nada de excepcional numa marca como a NDiver, mas muito invulgar no nosso 'pequeno mundo' de mergulho nacional. Ainda para mais sendo o representante quem é. Mas neste caso esteve impecável.

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Campanha eleitoral

Do que tenho visto e ouvido dos nossos candidatos a primeiro-ministro, o mais esclarecedor de todo este processo são mesmo os cartazes da campanha.

Tudo o resto é surreal e menos sério. Já ouvi inclusive Jerónimo de Sousa defendendo que as classes mais favorecidas deverão beneficiar dos abonos do estado, por serem também quem mais contribui, enquanto Paulo Portas defendia precisamente o contrário, dizendo que só as classes mais desfavorecidas deveriam estar abrangidas porque as outras, mais ricas, não necessitam. Não estão com os discursos trocados? Ou estão, descaradamente, a gozar connosco?

Enfim, restam-nos os tais cartazes...

terça-feira, janeiro 25, 2005

Na Mira do Gordo

O Jô Soares regressou a Portugal no último fim-de-semana para dar três espectáculos no grande auditório do CCB.

Fui ver este gordo na 6ª feira passada numa peça por si escrita, encenada, produzida, ... e tudo o mais feito por si. Tudo menos a venda dos bilhetes porque, segundo o próprio, não cabia na bilheteira!

No palco apenas o Jô, uma cadeira e hora e meia de 'bate papo' sobre temas tão fúteis como o consumismo, a velhice, o machismo ou a política. Histórias mais ou menos banais, apenas ligadas entre si pelo saudável sentido de humor do gordo!

Ah, e nota mais para o grande auditório do CCB! Além de esteticamente bem conseguido (na minha opinião, evidentemente!), a iluminação e o som são muito bons.

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Dive Report 22Jan2005


Portinho da Arrábida - Perto das Três Marias, com TopSub
22Jan 2005 - 15h34
Tempo de mergulho: 67 min
Prof. Max./med.: 12,1m/9,1m
Temp. água: 15ºC
Visibilidade: aprox. 15m


Dia espectacular com mar de azeite e muito sol! Boa visibilidade e muito frio debaixo de água (saudades do fato seco!!).

Vimos nudibrânquios, uma moreia, polvos (um deles encurralado num covo de pesca), cardumes de sargos, garoupas, gobys, ...

Enfm, mais um dia de mar muito agradável!












P.S.: Graças ao meu amigo LN já consigo alinhar as fotos, o que dá um aspecto muito mais agradável aos posts. Este blog já nem parece o mesmo!

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Ocean's 12

Fui ver o filme. Confesso que não ía com grandes espectativas: com tantos 'cromos' no elenco (Brad Pitt, Catherine Zeta-Jones, George Clooney, Julia Roberts, Andy Garcia, Matt Damon, ...) pensei que não tivesse sobrado dinheiro para o argumento ou realização! Além disso não era este o filme que ía ver. Queria ver "À procura da terra do nunca" só que já não cheguei a tempo.

Mas gostei deste filme. As interpretações são obviamente boas e a música e as paragens momentâneas na imagem fazem lembrar os policiais fantásticos de antigamente!

A sinopse é simples: Na sequela de 'Ocean’s Eleven', o bando volta a reunir-se (à força) para poder restituir a Terry Benedict aquilo que lhe roubou. É assim que se juntam para mais um extraordinário golpe em que têm de recorrer a mais um elemento, criando deste modo a dúzia que dá nome ao filme.


O único senão foi o casal que estava mesmo à minha esquerda, que se ria de forma seca e bem sonora sempre que alguém na sala também ria. Nunca eram os primeiros a rir, mas eram os que riam mais alto. Parecia que não percebiam uma única piada mas não queriam ficar atrás dos outros... Haja paciência!

Ciclo Emir Kusturica





Só hoje soube que está a decorrer um ciclo de cinema com as obras de Kusturica. Quem quiser (re)ver Underground ou o fabuloso Gato Preto, Gato Branco ainda vai a tempo, no cinema Ávila. Os horários estão no cartaz de cinema do Público.

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Dakar: chegou ao fim...



Mas para o ano há mais!!!

Depois de muitos kilómetros por dunas, savanas, rios e trilhos poeirentos, eis que finalmente os concorrentes chegaram no passado dia 16 ao Lago Rosa, em Dakar, onde tradicionalmente termina este espectacular rally.

Nas motas, a prova foi disputada ao segundo do início ao fim, proporcionando imagens espectaculares. E infelizmente acidentes também. Foi pena não haver nenhum motard português este ano! Estão todos a acomodar-se aos carros...

Nestes, a Mitsubishi, apesar de falida (é mesmo verdade?), correspondeu às expectativas de ter a equipa oficial que mais investe no Dakar e venceu pela 5ª vez consecutiva a prova.


Carlos Sousa ficou num bom sétimo lugar, melhor dos concorrentes privados. Não fora um azar na (salvo erro) 8ª etapa e poderia ter ficado entre os melhores carros oficiais. Enfim, se, se ... mas o Dakar é mesmo assim!
Valeram também a persistência do Paulo Marques que, depois de ficar uma noite ao relento no deserto à espera de gasolina, com um atraso brutal na classificação, continuou e levou o seu jipe até ao Lago Rosa. Persistente também foi o Leal dos Santos que chegava sempre ao 'bivouac' no dia seguinte, quando os seus adversários já estavam a partir para a etapa seguinte. Mas não desistiu!
Bem também Elisabete Jacinto que levou o seu camião carregado de Trifene 200 (não consigo resistir a esta piada idiota. Sei que é um patrocinador como outro qq mas fiquei com este bloqueio mental...) até ao fim, ficando a meio da classificação.

Ficaram as imagens espectaculares (algumas aqui), as emoções da competição ... bem como a expectativa de ver um piloto português num carro oficial no próximo ano e pelo menos um motard!...

E a minha promessa: quando for grande vou participar num Dakar! :o)

sexta-feira, janeiro 14, 2005

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Sampaio na China

Sampaio foi à China com uma comitiva de empresários portugueses.

Esta viagem parece-me um investimento importante a vários níveis: histórico, pelos laços que continuam a ligar Portugal e China, para tentarmos preservar o património arquitectónico e cultural português que ainda subsiste em Macau; político, porque a questão dos direitos humanos na China está longe dos padrões mínimos exigíveis a qualquer país civilizado; económico, porque sendo a China a maior potência económica emergente, as oportunidades de negócio são enormes. (E em vez de nos andarmos a queixar da ameaça dos têxteis chineses perante a abertura do mercado, o melhor mesmo é ir lá e aproveitar essa abertura para fazer novos negócios!)

Agora importa saber quais os resultados que a comitiva vai alcançar, qual a qualidade do trabalho desenvolvido nesta viagem...

E já agora: esta viagem quanto custou?... Teve mergulhos?... :o)

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Tabaco em locais públicos

O governo prepara-se para aprovar uma lei menos restritiva ao consumo de tabaco em locais públicos.

Por enquanto vamos poder continuar a fumar em Restaurantes, Bares e Discotecas. Cabe aos responsáveis por estes estabelecimentos decirem se querem criar zonas para não fumadores ou restringir o consumo de tabaco.

Faz algum sentido. Tratando-se de locais de frequência não obrigatória, depois os consumidores escolhem os que querem frequentar.

A notícia do Público aqui.

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Vruuummmm



Grande, grande prestação de Carlos Sousa ontem! Na etapa mais dura de sempre de um Dakar, acabou a etapa em 6º e subiu ao 5º lugar da classificação.

Apenas um terço dos pilotos conseguiram chegar. Muitos passaram a noite ao relento. Paulo Marques p.ex. escreveu a sua crónica diária sob o céu estrelado do deserto. Ficou sem gasolina a 70 km da meta e esperava a assistência.

A etapa de hoje foi anulada, mas amanhã a aventura continua!


quarta-feira, janeiro 05, 2005

Nas nossas estradas

Boas notícias: em 2004, a redução das mortes nas estradas foi a maior dos últimos 30 anos!

Estamos a ficar mais civilizados, com melhores estradas e melhores automóveis. Isto não é ainda nenhum paraíso, obviamente! Mas parece que estamos no bom caminho...

Mais detalhes aqui.

Um dia destes ainda vamos poder dizer, com fundamento, que somos europeus! :o)

Nas dunas do Sahara



Agora que o rally entra no deserto e começa a seleccionar os melhores pilotos, não é que alguns pilotos lusos se vão destacando e subindo lugares na classificação?

Ontem Carlos Sousa fez uma etapa muito regular, andando ao nível dos pilotos oficiais conseguiu subir para o 12º lugar da classificação geral. Não fosse um rompimento de um cabo dos travões nos últimos kilómetros (que os inutilizou e o obrigou a levantar o pé do acelerador para não deitar tudo a perder) e poderia inclusive ter subido mais alguns lugares.

Hoje voltou a andar rápido, terminou a etapa no 9º lugar e subiu também ao 9º lugar da classificação geral. Também Paulo Marques continua a trepar lugares: subiu do 74º para o 47º lugar.

Go! Go! Go! ... :o)

A informação completa continua aqui.


terça-feira, janeiro 04, 2005

Dakar



Começou mais um Dakar! Desta vez com partida em Barcelona em vez da habitual Paris.

Este ano a 'armada' potuguesa não conta com motards. Certamente fartos de sofrer com a poeira e dores nas costas, resolveram trocar as motas pelos jipes, mais confortáveis.

Carlos Sousa, o nosso piloto mais cotado, trocou a equipa oficial da Mitsubishi por uma Nissan semi-oficial pelo que este ano as suas hipóteses de um bom lugar são mais limitadas. Além disso, nas suas declarações na primeira etapa, disse-nos que o carro parece ter uma boa base ainda que não o conheça bem. Ora isto só pode significar uma coisa: não preparam convenientemente o Dakar. Foram para o Dakar fazer a habituação ao carro... Mas vamos acreditar que a experiência do piloto permita uma habituação rápida ao carro e umas boas classificações nas etapas que exigem mais condução.

Para quem quer seguir a competição ou simplesmente conviver mais de perto com o espírito do Dakar, aconselho uma visita ao site oficial do Dakar. Aqui temos uma boa panorâmica do Dakar: desde produtos típicos de merchandising, notícias de última hora, classificações, descrição das etapas, fotografias, etc...

Temos também uma funcionalidade interessante: o iriTrack que permite seguir o posicionamento dos veículos. Não é online, mas vamos tendo regularmente informações de posicionamento dos carros ao longo das etapas. Basta colocarmos os nomes ou números dos concorrentes que queremos seguir (315 sousa, 317 gordon, 531 jacinto, ...), clicar em ok e vemos a hora da última posição georeferenciada, distância percorrida desde a partida, distância à meta, tempos nas contagens intermédias, etc...

Até dia 16 os motores não vão parar!...

... ou como dizia Thierry Sabine: " Un défi pour ceux qui partent. Du rêve pour ceux qui restent. " Que é como quem diz: Um desafio para aqueles que partem. Um sonho para os que ficam.