segunda-feira, abril 11, 2005

Dive report 26Fev2005

Tentando colocar em dia os posts da Bahia cá vai o dive report:

Morro de São Paulo - deserto de coral com Companhia do Mergulho
26Fev2005 - à tarde
Tempo de mergulho: 50 min
Prof. Max./med.: 20m/?m Temp. água: quente! >24ºC
Visibilidade: aprox. 20m



O mergulho no Morro não é grande coisa. O próprio dive leader o admitiu. Dizia tb que era melhor em Salvador pois aí sempre havia uns quantos naufrágios interessantes. Mas ainda assim a visibilidade e a temperatura são muito melhores do que as que apanhamos em Sesimbra! Vemos muito coral e alguma vida tropical, se bem que sem as cores vivas que encontramos noutras paragens. Vi muitos cirurgiões de cores variadas, peixes papagaio pouco coloridos, peixes borboleta, peixes anjo e pouco mais. Ah, e um nudibrânquio grande, do tamanho da nossa mão fechada.
Mergulhos espectaculares no Brasil tou a ver que só em Noronha. E talvez em Abrolhos. Falaram-me lá que Abrolhos é muito bom para mergulhar, ao nível de Noronha. Talves, não faço ideia...

As apneias no Morro foram engraçadas. A visibilidade é complicada porque a profundidade é pequena (+-1m), existe bastante lodo e com a mexida da maré levanta-se muita suspensão. Isto nas enseadas entre o coral e a praia. Do lado de fora da barreira de coral é capaz de ser melhor para quem se quiser aventurar por lá mas ir para lá sozinho, sem conhecer o mar dali ... não é prudente. Digo que as apneias foram engraçadas porque ainda vi vida interessante: um peixe que parecia uma cobra (não tinha a máquina comigo), um mini-polvo a puxar-me para dentro da toca(!), peixe cofre, castanhetas, cirurgiões (sempre...), ou nudibrânquio também grande e uma tremelga que estava enterrada na areia quando lhe peguei na cauda pensando que era uma alga!!

Sem comentários: