quarta-feira, abril 13, 2005

Aulas de português à l'école

Jorge Sampaio vai lançar uma campanha de ensino do português em França.

Há uns tempos uma senhora francesa, sogra de um amigo meu que é português, lamentava não conseguir encontrar um local em Paris onde pudesse aprender o português. Havia aulas de português para crianças mas não para adultos.

Fiquei duplamente triste quando o soube. Por um lado os franceses não se interessam o suficiente para justificar a iniciativa privada espontânea, por outro lado o estado português não promove o suficiente a divulgação da língua portuguesa como o fazem p.ex. o estado espanhol ou o francês.

O português é a 3ª língua ocidental mais falada no mundo, a seguir ao inglês e ao castelhano. Às vezes pergunto-me como, dada a forma displicente como é tratada pelos próprios portugueses. Mas não desta vez! Agora aplaudo a iniciativa do nosso presidente (de quem estou longe de ser admirador). Espero que tenha sucesso!

2 comentários:

Delfim disse...

Os cursos do Instituto Camões em Paris são organizados a partir de 6 níveis de língua, indo do ensino para principiantes até aos cursos de aperfeiçoamento. Cursos de expressão oral, de tradução e de estudo da língua através da literatura portuguesa contemporânea são igualmente propostos aos alunos que desejam uma aprendizagem mais aprofundada.
Cursos intensivos têm lugar durante todo o ano para quem tenha um projecto profissional de estágio ou de viagem a curto prazo. Os alunos têm motivações muito diversas, e são oriundos de várias nacionalidades, embora a maioria seja francesa. São também assegurados cursos destinados aos luso-descendentes, com três níveis, incluindo um de aperfeiçoamento. A estes alunos é concedido um desconto.
http://www.instituto-camoes.pt/actividades/centros/ccpparis.htm

(Enviado por JTF. Por mail pq o blog não estava pelos ajustes...)

Obrigado JTF. A informação já seguiu!

JTF disse...

;o)