quarta-feira, março 09, 2005

Turismo

De mongos para mongos...

A foca bébé do Ártico é dos animais mais desprotegidos que existem à face da Terra. É demasiado lenta para fugir aos predadores e não tem ainda pêlo suficiente para aguentar as temperaturas gélidas da água.

Este ano o governo norueguês, por intermédio de seu ministro das pescas, teve a ideia genial(!) de promover uma nova forma de turismo: pacotes de alguns dias para matar focas! Por meia dúzia de patacos o turista tem direito a matar umas focas bébé e tirar fotos com a temível presa ensanguentada a seu lado...

Ora eu gostava de saber como é possível alguém num país dito civilizado ter uma ideia destas?!? E como é possível que alguém alinhe neste 'turismo'?... Não tenho nada contra a caça ou pesca desportivas (ainda que não goste de as praticar), mas andar a caçar focas bébé vai para lá de tudo o que a minha inteligência permite compreender!

Tentando ser civilizado, em vez de mandar o governo noruguês à merda, vou antes transcrever uma passagem do livro "O Reino do Dragão de Ouro" de Isabel Allende: “O respeito por qualquer forma de vida, fundamento do budismo, era o lema de ambos. Achavam que qualquer criatura poderia ter sido sua mãe numa vida anterior. Por isso deviam tratá-las com toda a bondade. De qualquer forma, como dizia o lama, o importante não é aquilo em que se acredita ou não, mas aquilo que se faz.”

Não é que eu seja budista ou tenho deixado de ser europeu, agora pudesse eu construir a Europa como quem constrói lego ... e trocava de bom grado a Noruega pelo Butão, isso trocava!...

1 comentário:

Ghibli disse...

Assino por baixo cada palavra.

Há poucas imagens tão chocantes como toda aquela imensidão de branco (o das focas incluído!)manchada pelo sangria injustificada das focas bébés.

Quando a caça deixa de ser uma questão de sobrevivência ou alimentação e passa a ser só uma exibição cobarde da força bruta e da prepotência do Homem face à Natureza, deixo de conseguir compreender...