terça-feira, março 29, 2005

Bussaco

O Palace Hotel Bussaco faz parte das imagens que fui guardando em criança na pasta do nosso cérebro onde guardamos as favoritas.

Lembro-me de lá ter passado quando era miúdo nas voltas pela História em que os meus pais me levavam a mim e ao meu irmão. O Palace ficava no caminho de uma dessas viagens que nos levou até à Guerra Peninsular e às invasões napoleónicas.

O edifício em particular é espectacular! No seu estilo manuelino faz lembrar um palácio de conto de fadas. Nunca fui muito fã destes contos m'ravilhosos mas sempre guardei a imagem do Palace associada a um sítio onde queria voltar.
Sexta feira passada fui lá parar. De surpresa, o que tornou a viagem ainda melhor. Fui apenas almoçar, porque dormir fica para quando o tempo estiver melhor e, assim, permitir a exploração dos diversos trilhos existentes na mata circundante do palácio.

O restaurante é muito bom. O serviço é impecável e a comida e os vinhos não ficam atrás. O preço é que é upa, upa, puxadote, mas uma extravagância de vez em quando só faz bem! No interior do palácio, as paredes trabalhadas, as fotos, os painéis, as tapeçarias e demais ornamentos guiam-nos pela história do nosso país.

O Palace foi um dos últimos legados da nossa monarquia e é hoje um tesouro meio perdido no interior do nosso país. Perdido só para quem não o quiser encontrar.

5 comentários:

Anónimo disse...

É verdade, o Palace Hotel do Buçaco é digno de um conto de fadas! Também já lá estive e gostei imenso.
O meu percurso também foi parecido com o teu, mas sabia que ia para lá.
Aconselho vivamente o vinho da reserva do hotel, mesmo que seja da reserva de 2000. Foi dos melhores vinhos que já saboreei! Mas, claro, que só uma companhia muito especial faz com que esta paragem se torne mágica!

Delfim disse...

Sem dúvida, minha cara! A viagem foi espectacular: o Bussaco (ou Buçaco), Guimarães ou a Qta das Lágrimas foram paragens inesquecíveis! Mas, mesmo assim sendo, o melhor foi mesmo a companhia! Só que, ao contrário de ti, a minha companhia não foi uma garrafa de vinho! ;oP :o)

Anónimo disse...

:oD Pelos vistos não me fiz entender...

JTF disse...

Engraçado... o Buçaco e o Hotel também fazem parte dos meus Childhood Favorites! Estão guardados mesmo ao lado do Gerês!

Acho que já te contei aquela história sobre como a minha mãe me abriu os olhos para o preconceito que me estavam a impingir contra a esquerda, não já? Foi nessa viagem, a subir para o Buçaco!

Um dos lugares mais importantes da minha formação humana!

Delfim disse...

hmm ... não me lembro de contares a história. Não me digas que o Buçaco é um símbolo da esquerda!... Não me estragues o Buçaco p.f.!!! :o))