quinta-feira, março 31, 2005

14

Ao escrever o post anterior surgiu-me a dúvida: catorze ou quatorze?

Parece ridículo! E chateia-me porque me prezo de ter uma quarta classe bem tirada. Enfim, bloqueios. Ou talvez não, senão vejamos o que dizem as ciberdúvidas do Sapo:

Pergunta/RespostaSendo catorze derivado de quatorze < quatordze < quattordece por quattuordecim por que motivo é incorrecto quatorze, se esta última respeita melhor a origem da palavra? Não tenho dúvidas que quanto à pronúncia a melhor é catorze, mas hesito quanto à escrita por considerar a origem da palavra, pois parece-me, embora o Ciberdúvidas mostre o contrário, ser possível a grafia das duas formas em português. Estou errada? Então porquê? (Liseta Neto )
Quatorze, com u pronunciado, é a variante corrente no Brasil. Em Portugal o u deixou de se ouvir, enquanto no Brasil continuou a proferir-se. Ambas as palavras estão certas, cada uma na sua variante da língua portuguesa.

E assim acontece. Um momento de cultura linguística no blog.

Sem comentários: