terça-feira, novembro 09, 2004

Sul - Viagens



O Sul foi agora reeditado pela Oficina do Livro.

Já o conheço há muito, no tempo em que ainda era editado pela Relógio d’Água. Fala sobre o Sol do Sul, a Luz do Sul … e crónicas de viagens! Crónicas contadas por Miguel Sousa Tavares, que teve o privilégio de ser pago para viajar e contar o que via. Relatos das viagens que fez em reportagem ao serviço da RTP e (salvo erro) do Expresso.

Viajamos do Alentejo a Goa, do deserto em Marraquexe à selva Amazónica, entre vários outros destinos sempre a Sul.

Tem episódios fantásticos. Recordo-me da viagem de avião sobre a selva amazónica ou da explicação da Luz na Andaluzia e a definição do andaluz como significando ‘o Homem virado para a Luz’. (Será este o fascínio de Sevilha?...)

E depois tem trechos como este:
" O verde afasta o azul que ainda há pouco reinava sobre este cenário. Um pássaro oculto entre as palmeiras grita cadenciado, ao ritmo da chuva. (...) Por longos instantes nada vem perturbar a harmonia desta hora única. Para lá desta varanda, depois da praia e do oceano em frente, existe o mundo e todas as suas metrópoles. Mas há momentos mágicos que suspendem o tempo e o mundo, como o deste crepúsculo. Como no Out of Africa, quando Meryl Streep diz para Robert Redford: 'Tudo o que disseres agora, eu acredito.'"

E lê-se muito bem em frente à lareira com a chuva a cair lá fora e o nosso espírito distante, perdido algures no Sahara ou no Amazonas!... :o)

Ficha do livro:
SUL - Viagens de um contador de histórias
Miguel Sousa Tavares
Editora Oficina do Livro.

Sem comentários: