sexta-feira, novembro 05, 2004

"Diários de Che Guevara"



O filme do realizador brasileiro Walter Salles (o mesmo de “Central do Brasil”) conta com as interpretações principais de Gael Garcia Bernal no papel de Ernesto Che Guevara e de Rodrigo de la Serna no papel de Alberto Granado, bioquímico, amigo e companheiro de Che nesta viagem. O actor Rodrigo de la Serna é primo em 2º grau de Che Guevara(!).

Este filme é um misto de comédia e documentário, baseado nos diários dos viajantes bem como nos testemunhos dos descendentes de Che e do próprio Alberto Granado, que ainda hoje com 82 anos vive em Cuba, para onde foi na década de 60 a convite de Che para colocar em funcionamento o hospital de Santiago.

Em 1952, Che então com 23 anos e finalista do curso de medicina e o seu amigo Alberto Granado preparam-se para percorrer 13.000km em 8 meses, com a ajuda de uma temperamental (e ferrugenta!) Norton 500 de 1939 –“La Poderosa”.

Partiram da Argentina, atravessaram os Andes para o Chile, passando pelo deserto de Atacama no Peru, Machu Pichu (talvez o expoente máximo da cultura Inca), uma leprosaria em San Pablo nas profundezas da Amazónia peruana, até chegarem ao extremo norte da América do Sul na Venezuela.

Pelo caminho, os dois jovens questionam o valor do progresso definido por sistemas económicos que deixavam tantas pessoas (como as que eles vão encontrando pelo caminho) numa pobreza extrema e opressora.

O filme no entanto evita o teor político, focando-se antes no lado humano e ajudando-nos a perceber o que levou aquele estudante de medicina a tornar-se mais tarde no revolucionário que conhecemos.



2 comentários:

LN disse...

E vale bem o preço do bilhete! ;-)

JTF disse...

Eu ainda não vi o filme, mas ler isto e ouvir os comentários de outras pessoas que já o viram, dá-me uma vontade enorme de arranjar uma mota e fazer o belo percurso Funchal - Dallas!...