terça-feira, novembro 16, 2004

Dia do Mar

"Neptuno no Mar", 15Fev1986, Faial

Foto tirada por José Henrique Azevedo, mais conhecido por Peter.

Ontem foi o comemorado o Dia do Mar. Confesso que só hoje o soube, mas de qualquer modo penso que o comemorei condignamente e por antecipação no Domingo ... mergulhando!

Resolvi dar uma vista de olhos na imprensa para perceber qual o estado da nação relativamente ao Mar...

No Diário Económico o secretário de estado do Mar prevê um crescimento fantástico da economia marítima. Enfim, a ver vamos...

No DN um artigo sobre a criação de áreas marinhas protegidas. A avaliar pela forma como corre a criação da área marinha protegida da Arrábida será coisa para os nossos netos...

No JN um artigo interessante sobre intenção de estender até às 350 milhas a plataforma continental portuguesa. Interessante porque, independentemente da pretensão ser atendida, o estudo que vai ser levado a efeito pode ser muito importante para um melhor conhecimento da nossa costa.

No Público somos informados da intenção do governo investir 13 milhões de euros a transformar e reequipar o navio hidro-oceanográfico "Almirante Gago Coutinho", do Instituto Hidrográfico, para promover o estudo dos oceanos, nomeadamente para o projecto de extensão da plataforma continental portuguesa.

Pois é. O estado da nação é o de sempre: grandes projectos! Agora só falta concretizá-los. 'Só'...

Sem comentários: