quinta-feira, novembro 18, 2004

Quioto

Protocolo de Quioto entra em vigor a 16 de Fevereiro de 2005.

Esta notícia merece um brinde! É um avanço civilizacional importante!

4 comentários:

JTF disse...

«A ONU é a depositária deste acordo de luta contra as alterações climáticas, cuja entrada em vigor dependia da ratificação da Rússia, depois do abandono dos Estados Unidos

Desculpa mas, apesar de concordar que é um passo e que antes isto que nada, acho lamentável que a sociedade mais «avançada» do mundo, que é também o maior poluidor do mundo, não queira entender que tem que alterar os seus padrões de actuação e não queira assumir um compromisso determinante para a sustentabilidade do planeta. Acho que isso fere de morte este acordo!

Delfim disse...

Estou plenamente de acordo contigo JTF: é lamentável que os EUA, só por si responsáveis por cerca de um terço das emissões de poluentes, se mantenham fora do Protocolo de Quioto.

Mas com a adesão russa e a entrada em vigor do Protocolo de Quioto, os EUA ficam cada vez mais isolados. Penso que será uma questão de tempo até aderirem também. Isto se, e aqui creio estar o maior desafio, os países já aderentes conseguirem cumprir as metas de redução de poluentes a que se propuseram aquando da sua adesão ao protocolo.

JTF disse...

... as quais, apesar de eu não perceber nada do assunto, parece que eram já de si muito pouco ambiciosas... será que nem um pequeno esforço se conseguirá fazer?

Delfim disse...

Penso que na sua generalidade as pessoas mais ligadas à industria prefeririam metas menos ambiciosas enquanto as organizações ecologistas defendem que se podia ter ido muito mais longe.

O que me parece um facto inegável é que este é o primeiro compromisso formal, de um grande número de países, no sentido de travar e mesmo inverter a tendência de aumento de emissões de poluentes passíveis de causar alterações climáticas importantes. E isso só por si já é um sinal muito positivo.

Encontrei neste link do governo brasileiro, embora já date de 1999, informação muito acessível relativa ao efeito de estufa, principais gases que contribuem para este efeito, evolução do ranking dos países mais poluidores, etc...

E neste a notícia interessante que nove estados norte americanos aderiram ao projecto de redução de emissões de CO2 apesar de os EUA não terem ratificado o protocolo.

O ciclo do carbono, que está na base deste problema, é tema muito interessante. Se na próxima semana tiver tempo lanço um post sobre ele...