sexta-feira, maio 20, 2005

Percursos, Paisagens e Habitats

Que tal pegar no carro num Sábado ou Domingo de manhã e arrancar até ao Gerês, Serra da Estrela ou Meco, chegar e trocar o carro pela mochila e percorrer trilhos que nos revelem as paisagens que não vemos habitualmente da estrada, nos percursos normais?

Há muito que perseguia a ideia mas faltava-me resolver um pequeno-grande problema: como saber onde estão os trilhos e os pontos de interesse?...


Título: Percursos Paisagens & Habitats de Portugal
Editor: Assírio & Alvim
Ano de Edição: 2000

Este livro, patrocinado pelo ICN, pode ser a solução. Contém a descrição de percursos um pouco por todo o país, explicando como chegar lá de carro, quais os pontos de interesse e as rotas de caminhada para descobrir as tais paisagens que só conseguimos encontrar a pé. E tem ainda notas e fotos sobre as plantas e os animais que podemos encontrar por lá.


Ah! Quase me esquecia: O início do livro é fabuloso, qualquer coisa como, "as paisagens de Portugal separadas da Europa pelas terras de Espanha, ..." E pensava que eu é que tinha um complexo de Aljubarrota! Mas o que interessa mesmo é a descrição dos percursos, das paisagens e dos habitats, que à 1ª vista me pareceram bastante claras e fáceis de seguir.

6 comentários:

LN disse...

Diz quem costuma fazer tais percursos que dão muito jeito estas cartas:

http://www.igeoe.pt/concelhos/WebForm1.aspx

que se podem comprar na Econauta, entre outros.

JTF disse...

:|

JTF disse...

[o smile anterior era de perplexidade! quando recuperar daquela frase sobre a nossa separação da europa, vou tentar acabar de ler o post...]

Delfim disse...

Grazie LN! Vou espreitar mas parece-me que essas cartas são para prós em orientação...

JT: o adjectivo 'fabuloso' foi empregue com ironia...

JTF disse...

sim... eu percebi... a perplexidade é pelo próprio parágrafo e por pensar que uma entidade como pública e estatal como o ICN se pode dar ao desplante de publicar disparates de semelhante magnitude impunemente... acho que vou comprar dois exemplares e entregar na Embaixada de Espanha e no Ministério dos Negócios Estrangeiros...

Delfim disse...

Espera JTF, deixa-me antes ler melhor o livro para me certificar que não sou eu que estou a exagerar o contexto do que lá está escrito.

De qq modo, independentemente do que lá esteja escrito, é um facto que Portugal e Espanha viveram muito tempo de costas voltadas, mas nos últimos anos tem existido uma aproximação imensa!

E aqui está o mote para mais um post... :o)