segunda-feira, maio 30, 2005

Os vizinhos trogloditas

Já tenho vizinhos à esquerda. Chegaram, fizeram a festa toda a noite e no dia seguinte de manhã, às seis e tal da madrugada, tocou-me um deles à campaínha para lhe abrir a porta da rua.

Puto meio marreco em tronco nú, cabelo pelos ombros e saco de plástico na mão. -É a outra campaínha. - ...xculpa pá, fui buscar as jolas e ...

E eu a pensar que os meus problemas complicados com a vizinhança se resumiam ao cocker, cachorro incontinente, da vizinha da direita que insiste em marcar o seu território junto ao meu tapete de entrada...

Dive Report 21Mai2005

Sesimbra - Mesas do Espichel, com Nautilus-Sub

21Mai2005 - 11h22
Tempo de mergulho: 50 min
Prof. Max./med.: 18,9m/14,9m Temp. água: 14ºC (fria!!!)
Visibilidade: aprox. 12m

Já sentia a falta do azoto! O dia esteve bom para um regresso ao fundo do mar: calmo sem ondas, sol qb, partida com cerca de 1 hora de atraso, sem stress, como habitualmente, enfim, tudo normal. A caminho do River, dobrando a Ponta da Passagem, o mar levantou indiciando muita fola pelo que damos meia volta e vamos mergulhar nas Mesas do Espichel.

O começo foi para esquecer: o gorro ficou no centro de mergulho, o foco estava a meter àgua (f*****!) e o fato seco afinal não estava arranjado. Foi o Tó Mané que tratou de o arranjar por isso nem vale a pena comentar mais nada, né?... Como ainda estava meio constipado e com o nariz entupido quando desci rápido fiquei logo com a máscara colada à cara. Fiz força para expirar e já tá, máscara compensada... mas a lente esquerda tá toda verde!! O Nariz ficou porreiro, completamente desentupido, agora a lente... Ca noje... Toca a sacar a máscara fora para limpar e voltar a secar.

Adiante. As mesas são umas rochazecas no meio da areia quase sem vida. O mergulho estava uma seca até o LN descobrir a raia, estrela da sessão fotográfica que se seguiu. Ainda viram uns nudibrânquios mas o frio começou a apertar - o gorro faz mesmo falta! - e subimos.


No fim o tradicional menu turístico com caldo de marisco-bifana-cola e a combinação de irmos até às Berlengas de Cabo Avelar num destes fds de Junho.

sexta-feira, maio 27, 2005

Fé III

A intérprete

Kidman está mais velha. Mas ainda muito dentro do prazo! :o)

Mas não foi isto que me surpreendeu. Nem o filme em si, que é bastante bom, com acção e suspense qb (apenas é difícil imaginar aquela intérprete da ONU, anos antes de metralhadora em punho, fazendo parte de um grupo guerrilheiro africano)...

O que me surpreendeu foi o actor Sean Penn. Pensava que era um canastrão, mas não, o tipo é bom actor. Não sabia. Coloquei-lhe um rótulo desde os tempos de marido da Madonna em que gostava de bater nos fotógrafos e fazer filmes de treta. O rótulo está desactualizado.

Surfin'São Torpes



São Torpes é a onda perfeita!!! Para quem como eu não surfa um caracol... Por enquanto! :o)

quarta-feira, maio 25, 2005

João Garcia no cume do Lhotse

A primeira expedição portuguesa a uma montanha com mais de oito mil metros foi coroada de sucesso. Este sábado, pelas 13h locais (início da manhã em Portugal), João Garcia pisou o cume do Lhotse, a 8516m, e anunciou o êxito da sua tentativa num contacto rádio com o outro membro da equipa, Hélder Santos, que entretanto foi forçado a abdicar da subida devido a problemas nos ouvidos.

Bravo!!!

A leitura do diário é obrigatória. A escrita não é brilhante (a falta de oxigénio em altitude tb não ajuda!) mas a façanha é-o, sem sombra de dúvida!

Mais atenção sôr Vítor!

Mais atenção às suas coisas! O presidente do Banco de Portugal não pode andar de cabeça no ar! Onde deixou a sua máquina de calcular nos últimos três anos?

Depois dá nisto. E quando alguém com a prefulgente facúndea, que bem caracteriza o nosso presidente, diz que uma coisa é 'complicada e difícil', é porque ou não percebe nada do que se está a passar ou a situação é tão grave que até ficou sem palavras...

segunda-feira, maio 23, 2005

Olha quem está de volta!

Apesar de ter cessado actividade há uns meses atrás nunca lhe retirei o apontador aqui à direita. Por um lado mantinha-se como uma colecção seguinte de apontadores úteis para outros blogs, por outro lado foi o primeiro blog que conheci e fui comentado e que, juntamente com a Incrível Mesa Azul e o Queimado, foi estímulo para o aparecimento e mais tarde referência aqui para o Delfim.

Foi pois com grande satisfação que hoje, quando passava distraído pelo Resistente a caminho de outros blogs, reparei nos posts frescos com a tinta ainda por secar afixados no Resistente!

Bom regresso, Resistente!!!

Já está!

Ufff! Já podemos respirar.



E não nos podemos queixar de falta de competitividade: houve emoção até aos últimos minutos. Ou atipicidade como se diz agora. :o)

( A explicação do gráfico:

Há cerca de quinze jornadas atrás o Benfica perdia a liderança do campeonato e vi este gráfico num blog de um felídeo optimista. Quando o Benfica recuperou o primeiro lugar pensei colocar o gráfico actualizado aqui no blog, mas optei por não o fazer na altura e prometi que o faria apenas quando tudo estivesse decidido; até para não dar azar!

Depois de muito sofrer, é com grande alívio que posso dizer "Já está!" e ilustrar a frase com o tão desejado gráfico!
)

sexta-feira, maio 20, 2005

Percursos, Paisagens e Habitats

Que tal pegar no carro num Sábado ou Domingo de manhã e arrancar até ao Gerês, Serra da Estrela ou Meco, chegar e trocar o carro pela mochila e percorrer trilhos que nos revelem as paisagens que não vemos habitualmente da estrada, nos percursos normais?

Há muito que perseguia a ideia mas faltava-me resolver um pequeno-grande problema: como saber onde estão os trilhos e os pontos de interesse?...


Título: Percursos Paisagens & Habitats de Portugal
Editor: Assírio & Alvim
Ano de Edição: 2000

Este livro, patrocinado pelo ICN, pode ser a solução. Contém a descrição de percursos um pouco por todo o país, explicando como chegar lá de carro, quais os pontos de interesse e as rotas de caminhada para descobrir as tais paisagens que só conseguimos encontrar a pé. E tem ainda notas e fotos sobre as plantas e os animais que podemos encontrar por lá.


Ah! Quase me esquecia: O início do livro é fabuloso, qualquer coisa como, "as paisagens de Portugal separadas da Europa pelas terras de Espanha, ..." E pensava que eu é que tinha um complexo de Aljubarrota! Mas o que interessa mesmo é a descrição dos percursos, das paisagens e dos habitats, que à 1ª vista me pareceram bastante claras e fáceis de seguir.

Fé II



A fé continua. Grande!


Até porque neste embate complicado com as panteras negras, temos connosco a maior de todas elas.




quinta-feira, maio 19, 2005

Lunchtime on a Crossbeam



Adoro esta foto! Não só pela qualidade da foto em si mas também por causa da situação retratada. Ontem reencontrei-a numa impressao gigante e levei-a para casa.

Para quem tem vertigens esta foto é impressionante! Mas assim se construíram os primeiros arranha-céus, como é aqui o caso do Empire State Building.

Hoje na Net encontrei mais fotos desta construção aqui e a sua história aqui.

Mas encontrei principalmente um directório de fotografias espectacular no site do Art Group. Aqui!

quarta-feira, maio 18, 2005

Intocáveis



Do sombreirogate podemos retirar duas importantes conclusões relativamente à maturidade da democracia do nosso país:

1º) Os políticos investigados não se refugiaram em argumentos de cabalas políticas ou tramas horrendas para tentar fugir à alçada do poder jurídico. Começamos finalmente a notar uma separação entre os poderes político e jurídico.

2º) Os intocáveis tendem a desaparecer, i.e., cada vez menos há quem esteja acima da lei. Políticos, dirigentes desportivos, estrelas da TV e outros que tais vão deixando de estar isentos de investigação ou mesmo julgamento.

segunda-feira, maio 16, 2005

Assim não há condições!



Eis que arranjamos tempo, escrevemos o blog do dia, carregamos no botão de 'Publish' e ...

Males menores

Chove a potes. Logo hoje que fui lavar o carro!

'Não querias que te corresse tudo bem, não?' Rematou um amigo Sportinguista...

sexta-feira, maio 13, 2005

Coitadinhos...

Juízes no limite do esforço

Tenham vergonha! Pensam que somos todos parvos ou quê?!?...

15-0

Amanhã vão ser quinze a zero, pá! Quinze a zero!!!

2º aniversário

É impressão minha ou a blogosfera tem aproximadamente dois anos de existência? São muitos os blogs que por estes dias têm festejado o seu 2º aniversário...

quinta-feira, maio 12, 2005

Lisboa-Dakar 2006




A próxima edição da prova mais importante e mediática do Todo-o-Terreno Mundial tem início em Lisboa.

A notícia já tem quase um mês, mas só agora o soube! Nem é estranho só o saber agora, já que ao contrário de Espanha ou França, Portugal não liga muito ao Dakar. Ainda estou para perceber porquê...

Mas o que interessa é que vamos ter oportunidade de assistir aqui em Lisboa à partida do próximo Dakar!

quarta-feira, maio 11, 2005



No momento em que a blogosfera quase em unanimidade levanta a voz, convicta de um final feliz para os leões na superliga deste ano, o Delfim assume a contra-corrente e manifesta descontraidamente uma imensa fé na vitória do Benfica. (Até porque convicção é uma coisa e fé é outra muito maior, que não se explica. Ou se tem ou não se tem, mas não se explica.)

Agora é só arranjar lugar na bancada e aguardar o começo do espectáculo!

健康への10 の方法


より少ないアルコール ; より多くの茶
より少ない肉 ; より多くの野菜
より少ない塩 ; より多くの酢
より少ない砂糖; より多くのフルーツ
より少なく食べる; よりかみ砕く
より少ない単語; より多くの行為
より少ない貪欲; より与える
より少ない心配; 多くは眠る
より少なく運転する; より歩く
より少ない怒り; より多くの笑い声

Muito se aprende numa caneca de um restaurante japonês!
E fica assim realizado um objectivo antigo, resultado de uma grande curiosidade do Delfim pela cultura nipónica: um post em japonês!

Ah, a caneca do outro lado dizia o seguinte:

Ten ways to good health

less alcohol; more tea
less meat; more vegetables
less salt; more vinegar
less sugar; more fruit
less eating; more chewing
less words; more action
less greed; more giving
less worry; more sleep
less driving; more walking
less anger; more laughter

terça-feira, maio 10, 2005

adorar-amar

- Manel, ela disse que me adora!... Adora!!!
- boa.
- Manel!!! Não estás a perceber?!? Ela A-D-O-R-A-M-E!
- fixe.
- Deves estar a gozar! Não compreendes o que isto significa? Ela não me ama!!!...
- hã?... mas k cara é essa? Se ela diz que tadora é pk te curte longo, man!
- ...


E aqui está o começo, do que será daqui a 40 anos uma bela peça de teatro. Ou não. :o)

Kite



Estamos a evoluir! Já falta pouco... :oD

segunda-feira, maio 09, 2005

Constatações bloguísticas

Depois de alguns meses a escrever no blog constato dois factos:

1) Escrever é bom mas manter uma dinâmica de escrita com um mínimo de qualidade não é fácil. No entanto como a única maneira de lá chegar é ir praticando, vamos escrevendo. Até porque pelo caminho vamos escrevendo e lendo posts que, independentemente da qualidade da sua escrita, nos dão muito gozo.

2) O blog é mesmo público. Imaginava conhecer quem lê este blog: apenas alguns amigos que vão passando por cá para dar um alô. Mas a verdade é que o blog está aberto a quem o quiser visitar, para o bem e para o mal. Hoje dei-me mais uma vez conta disso mesmo ao receber um comentário sobre um post antigo de Candomblé.
Talvez por isto mesmo a escrita não saia sempre fácil. Sabermos que o que escrevemos pode ser lido por quem desconhecemos obriga-nos a um cuidado acrescido no que teclamos.

Apontadores

Actualizei a lista de links aqui à direita no blog.

Mantendo os 3 históricos no início, acrescentei apontadores para outros blogs variados. Alguns antigos, outros mais verdes, talvez políticos, de quem vê o país por dentro, de quem o vê longe, ... enfim o único critério é mesmo ter mais à mão os atalhos para blogs por onde vou passando e voltando.

sexta-feira, maio 06, 2005

Onde está o sol?



Onde estava o sol? Ou a nascer ou a pôr-se. De certeza.

Só numa destas duas alturas do dia as fotos ficam com as cores mais saturadas e os contrastes melhor definidos, como nesta foto. Ao ver esta foto da NG lembrei-me da lição de fotografia de um curso tirado há muito na AEIST.

Para quem acha que esquecemos rapidamente tudo o que aprendemos na faculdade, aqui fica a prova do contrário! Desta lição ainda me lembro bem. Das de física quântica ou de matemática aplicada nem por isso. Tb nem 8 nem 80!... :o)

quinta-feira, maio 05, 2005

Sahara

Sinopse:
« "Sahara" mostra a história de um aventureiro no estilo Indiana Jones, protagonizado por McConaughey, que parte para a África em busca de uma embarcação.. Dirk Pitt (Matthew McConaughley) e seu parceiro Al Giordino (Steve Zahn) partem em busca de um tesouro no oeste africano, onde acreditam estar o 'Navio da Morte'. ... »

STOP! STOP! Pára tudo!


Mas qual Indiana Jones?!? Comparar este filme com Indiana Jones é como comparar o pastel de nata que perdi no frigorífico vai para três semanas com um pastel de Belém acabado de sair do forno! E como é que este tesouro perdido no oeste africano estava no interior de um barco da guerra civil norte-americana?!? Pois claro, viam-se imensos barcos destes a passear por África, né?...

E os actores? Fracos, fracos. Penélope Cruz ... pfff, é uma desilusão. E a culpa não é só dela porque se tivessem tentado um pouco mais que colocá-la no filme tipo bibelot, teria sido fácil obter-lhe uma melhor interpretação.

Não podemos acertar todos. Este filme foi nota zero. Venha o próximo!

Top Dive of the Month - Abr05

Moro Mori, Bora Bora


in Sport Diver (publicação da PADI)

Mamma mia! Estas ilhas são espectaculares para mergulhar. Shark feeding dispenso, mas fotografá-los em Bora Bora, em água livre com 50m de visibilidade será um top-dive-of-a-lifetime!

terça-feira, maio 03, 2005

Greenpeace



Hoje faleceu um dos fundadores do Greenpeace. Nunca fui fã de grupos ecologistas radicais que chegam por vezes a esquecer que o Homem também faz parte do ecossistema e do seu equilíbrio.
Mas quando muitos homens tendem a esquecer a sua responsabilidade neste equilíbrio, tenho que reconhecer a importância de organizações como o Greenpeace no despertar das consciências para a necessidade de preservar o que herdámos. E que perceber que o mediatismo é fundamental nesta sua luta e que só as iniciativas radicais têm eco nos media.

Eu confesso que, quando ouço a palavra Greenpeace, lembro-me sempre de jovens acorrentados a contentores com químicos, ou barcos pneumáticos em loucas tentativas de abordagem a navios baleeiros ou cargueiros de produtos tóxicos.

Viajantes

"He who travels much comes to know more than he who lives long."

Sempre encarei as viagens como filosofia de vida, qualquer coisa como: vivendo a vida como um jogo, no fim deste, a nossa vida seria pouco mais que o somatório das ligações que fomos estabelecendo com as pessoas e os locais que fomos conhecendo.

Agora eis que leio aquela frase e chego à conclusão que afinal, mais que isso, viajar é a poção mágica, tão ansiosamente procurada há séculos, que aumenta a nossa esperança de vida! :o)

Li aquela frase num guia Lonely Planet sobre Tânger, a propósito de Ibn Battuta, provavelmente o seu filho mais conhecido. Lá, porque cá ninguém o conhece... No século XIV, quando os territórios árabes se estendiam de Espanha à China, Ibn Battuta passou 20 ou 30 anos da sua vida a percorrê-lo.

No fds passado foi a minha vez de dar uma espreitadela a Tânger. Depois conto mais pormenores num post a três tempos: Tarifa-Tânger-Gibraltar.

Geograficamente muito próximas. Mas só geograficamente...