quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Liberalitas Julia

Haverá melhor destino que o Alentejo para uma escapadela de um dia de relax?... Ainda por cima acompanhado de um mergulho na História, recordando épocas em que os dias se sucediam devagar, devagarinho, sem a espiral de stress em que se tranformou o nosso quotidiano...

Passamos a ponte em direcção ao Sul e metade dos problemas ficam para trás, filtrados nas águas do Tejo; seguimos pela A1 e, de repente, virando à esquerda em direcção a Évora (ebora, ebora cerealis, liberalitas julia) desligamos automaticamente dos restantes que ainda nos acompanhavam.

Ainda antes de chegar a Évora, o milagre da Vida em demonstração ao vivo e a cores: uma ovelha a dar à luz um par de gémeos

e o monumento megalítico a celebrar a fertlidade (faltou a bolinha no canto da foto...)
E o Cromeleque dos Almendres, local de culto dos astros e da natureza, quiçá de rituais religiosos e de encontro tribal dos antigos alentejanos.
E no fim da viagem, descubrimos que o templo de Diana não existe. O templo romano aí existente dedicava-se provavelmente ao culto do imperador e não de Diana… Por isso me explicavam onde era o templo ROMANO quando perguntava pelo de Diana.

Sem comentários: