quinta-feira, janeiro 25, 2007

Dublin

Aproveitando o feriado de 1 de Dezembro fomos até Dublin. Não era um destino previamente planeado, mas diversos factores acabram por transformá-la no destino desta micro-viagem.

Conhecemos uma cidade agradável de gente simpática e um modelo de modernidade. E ficámos com curiosidade para mais tarde conhecermos o 'countryside' numa viagem mais demorada.

Dublin é uma cidade muito organizada e a Irlanda parece ser um país onde tudo funciona. As pessoas são simpáticas e fazem juz à fama de bons bebedores enchendo os pubs à noite com gargalhadas e boa disposição.

A História da Irlanda é que não foge muito dos conflitos com os vizinhos ingleses desde há centenas de anos. Mas os capítulos futuros da História que os irlandeses estão agora a construir arriscam-se a ser bem mais harmoniosos e prósperos para os seus habitantes!

a catedral de Saint Patrick, o padroeiro da Irlanda. Também ela testemunho da história irlandesa: erguida em homenagem a St Patrick, tranformada em estábulo pelos ingleses, recuperada pela família Guiness.
Liffey, o rio que deu vida a Dublin
a fábrica da Guiness. A Guiness faz parte da história da própria Irlanda e é hoje um dos motores (talvez o mais potente) da economia irlandesa
a visita ao museu da fábrica da Guiness termina na esplanada do último piso com uma vista fantástica sobre a cidade de Dublin. bom para quem não tem vertigens saborear a guiness oferecida.
as célebres portas de Dublin; cada uma na sua cor para facilitar o regresso à casa certa após uma noite de copos...
o passeio de combóio ao longo da costa a Sul de Dublin, em direcção às terras altas de Wicklow, até Bray é bastante agradável, no entanto o mar irlandês é escuro. falta qualquer coisa a este mar, diferente daquele a que estamos habituados
a imagem do corvo em Bray parece confirmar que há mares mais alegres.
Powerscourt. O palacete recuperado, situado no meio do campo a Sul de Dublin propício para uma escapadela de Dublinpara conhecer o campo e provar os produtos típcos da região. (em Dublin comemos em típicos restaurantes italianos, paquistaneses, goeses e nepaleses. por acaso só aqui provámos o tradicional guisado irlandês. bem bom!)
um país que funciona! um pouco caro é certo, mas muito civilizado e evoluído

Sem comentários: