quarta-feira, novembro 01, 2006

Dublin em antevisão

Alojamento no Barnacles, na zona agitada de Temple Bar que é assim qualquer coisa como o Bairro Alto de Dublin.

Dizem que o melhor de Dublin é o ambiente nocturno e que o 'spot' é este Temple Bar!

Esperemos que Dublin seja mais que os pubs ... mas se não for, estaremos bem localizados!

Rota 1:

A pé ou de LUAS sair da zona de Temple Bar e subir pela margem esquerda do rio Liffey e:
- parar em Four Courts - edifício histórico que alberga o supremo tribunal de justiça há mais de 200 anos;
- National Museum of Ireland, Archaeology&History - Irlanda pré-histórica, objectos metálicos Celtas, artefactos Vikings ...;
- Guiness Storehouse -a Disneylândia dos amantes da cerveja, com um bar no 6º piso para beber uma Guiness e apreciar uma vista magnífica sobre Dublin;
- Irish Museum of Modern Art - Picasso, Miró, ... e a curiosidade de o edifício que aloja o museu ser bem antigo, de 1680!
- Kilmainham Gaol - prisão centenária restaurada. Em 1916, depois do Easter Rising, 14 das 15 execuções dos líderes revoltosos tiveram aqui lugar. Um deles, James Connolly, estava tão mal tratado da luta que nem se aguentava em pé, teve que ser amarrado a uma cadeira para se aguentar em frente do pelotão de fuzilamento. A brutalidade das execuções reveltou tanto irlandeses como ingleses e impulsionou a causa nacionalista que viria a resultar na independência de parte da ilha.

Rota 2:

- Dublin Castle - as fundações Normandas e Vikings pouco restam, do que foi durante 700 anos a sede do poder Britânico na ilha da Irlanda. Hoje é utilizado pelo governo irlandês ... e pelos turistas! pois o mais interessante está nos seus subterrâneos: a velha muralha e o fosso da cidade.
- Christ Church Cathedral - situada no coração medieval de Dublin, construída sobre uma velha igreja Viking de madeira, os seus 19 sinos fazem-se ouvir em Dublin desde 1670.
- Saint Patrick's Cathedral - a catedral do santo Padroeiro da Irlanda tem uma história riquíssima desde o século V, passando por desastres naturais ou políticos, até à sua restauração em 1864 a expensas da família Guiness (que está para esta ilha como os Bensaúde para os Açores. Ou ao contrário?...). O seu deão mais famoso foi Jonathan Swift que ali deve ter escrito a epopeia liliputiana de Gulliver.
- St Stephen's Green - jardins, lagos...
- Trinity College - a primeira universidade Irlandesa, fundada em 1592 pela raínha Isabel I, também ela parte da história atribulada de católicos e protestantes.

e agora um salto ao Mulligan's para uma pint!


À volta de Dublin:

A companhia de caminho de ferro irlandesa sugere passeios de combóio desde meio dia a 3 dias por Dublin. A sugestão de meio dia até às montanhas de Wicklow a Sul deve ser interessante: passeio de combóio junto à costa e depois autocarro pela montanha e vales até à Aldeia típica de Avoca.O problema é que o meio dia é quase um dia inteiro das 11h30 às 18h30... A sugestão está aqui por 39€.

Outra opção é subir até à vila piscatória de Howth espreitar o santuário de aves Ireland's Eye e ilha de Lambay. E, havendo tempo, dar um salto até à pequena cidade de Malahide e ao seu castelo.

Sem comentários: