segunda-feira, novembro 27, 2006

entre inimigos


The Departed -Entre inimigos. Uma história de toupeiras na guerra entre a polícia de Boston e o crime organizado. Mais um filme com Jack Nicholson, mais um filme para não perder.

sexta-feira, novembro 24, 2006

tubarão frade em Sesimbra

Tubarão gigante preso em redes pesqueiras.

É uma pena! Até porque este simpático gigante não faz mal a uma mosca ... é apenas um aspirador de plâncton...

auxiliar de viagem no telefone

Em How to make your Symbian phone smarter temos uma série de aplicações interessantes para os telemóveis Symbian.

Para o viajante parece especialmente interessante a Worldmate: as horas em várias cidades do mundo, a previsão do tempo, os câmbios de moeda, etc... e tudo com possibilidade de actualização online!

tb quero um brinquedo destes!

Através deste 'state-of-the-art sonar equipment' foram agora descobertos 2 submarinos alemães da WWI.

Também gostava de ter um 'brinquedo' destes para explorar a nossa costa... A nitidez é impressionante!...

mau tempo no canal

Margarida para lá dos cortinados e dos mognos do seu beliche, deixando ao marido a ilusão que estava nos braços de Morfeu, olhava fixamente para a rede do beliche de cima. E, apesar da veilleuse que arroxeava a penumbra do camarote, sentia-se cega ... cega como a serpente do anel que nehum ventre de peixe levaria a mesa humana e que àquela hora jazia, como a cucumária dos abismos,no mais secreto do mar.

Lisboa 7h25 PM de 21 de Fevereiro de 1944


Já é a segunda vez este ano que fico preso nos clássicos. Primeiro foi o Sumiço da Santa, agora o Mau Tempo no Canal. Ainda por cima o Mau Tempo no Canal aborda um tema apelativo: a vida nas ilhas açoreanas do grupo central, entre as vinhas e as baleias do Pico, as empresas de armações baleeiras do Faial, o ambiente rural de S. Jorge, etc..., pelo que é difícil entender o porquê.
A explicação deve estar no estilo barroco da escrita. Apesar de colocar em dúvida o brilhantismo de Vitorino Nemésio enquanto escritor, a sua pena aqui deixou um traço pesado (como se pode ver aliás no trecho em cima).

Andar semanas e semanas a 'mastigar' um livro não é experiência agradável porque a páginas tantas já parece obrigação, mas a obstinação de não deixar um livro a meio acaba sempre por ser mais forte.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Dive report 12.11.2006

Berlengas - Tromba do Elefante
12.11.2006 14h43 - n.º 197 -
Buddy: V

Profundidade max/med: 15,2m (10,3m)
Tempo de mergulho: 61'
Temperatura da água: 20ºC

Visibilidade 15m. Alguma suspensão e um pouco de corrente. Começámos pelo lado Sul da ilha e contornámos o canto, pela tromba do elefante, para Leste. Neste lado encontrámos algumas reentrâncias interessantes e uma caverna de tamanho considerável.
Cardumes de sargos, salmonetes na areia, ruivos, peixes-porco e rascassos nos buracos, gobys, uma 'caliactis' … eeh aquela coisa parecida com um espirógrafo mas mais gorda, camarões, o habitual…

A água estava a 20ºC!!! Não sei se é do aquecimento global ou não mas este ano já é a segunda vez que apanhamo água com esta temperatura nas berlengas (e não tenho mergulhado muito). E esta temperatura em Portugal só era habitual nas outras ilhas lá mais para o meio do Atlântico...

E a Berlenga estava praticamente vazia. Os Haliótis andavam por lá no mergulho e a dar cursos, 2 ou 3 barcos de pescadores à linha, e nós. É um luxo ter assim a Berlenga quase por nossa conta! Ainda para mais num dia que parecia de Verão.

terça-feira, novembro 14, 2006

ignorância intrínseca

'malícia intrínseca' foi o termo escolhido pelos bispos portugueses para caracterizar o aborto.

percebe-se que a Igreja tenha uma posição forte na defesa da vida pois faz parte da sua doutrina. não se percebe, no entanto, como uma defesa incondicional da vida pode deixar de fora a vida das mulheres que recorrem ao aborto (das mulheres e de suas famílias que também são parte activa no problema). Desta forma a posição dos bispos esvazia-se de sentido por incoerência intrínseca.

é difícil perceber este desprezo profundo pelas mulheres que de alguma forma se viram forçadas a recorrer ao aborto e, esta profunda falta de interesse em tentar perceber os problemas que afligem os (mais e os menos) fiéis.

Apenas uma ignorância intrínseca dos bispos relativamente aos problemas quotidianos dos fiéis poderá porventura explicar. E é uma pena para eles pois não só perdem fiéis como acabam por sustentar as posições pró-aborto, pelo ridículo do contraditório que eles mesmos representam.

sábado, novembro 11, 2006

insónias







porque é que as lojas ao fds abrem tão tarde? ...

para encher a garrafa de mergulho temos que esperar até às 11h para conseguir apanhar uma loja aberta. mas este lojistas nunca tiveram insónias?!...

(ah, e depois admiramo-nos que ocomércio tradicional esteja a desaparecer e que as grandes superfícies, são cada vez mais, etc e tal... é que a decathlon p.ex. às 9h já está aberta! pena não ter compressor...)

palau


pomo-nos a ver na rtp reportagens sobre a história 'dramática' de uma bióloga que vai ficar 5 anos em Palau a estudar uma espécie de alforreca e começamos a imaginar o mundo lá do outro lado...

e já agora, onde nos inscrevemos para estes trabalhos duros?!?...

o mundo ao contrário

.

é bem interessante! pena ser tão longe...

quarta-feira, novembro 08, 2006

demência

é acordar cedo ao fds, por o camelbak às costas, uma casca de amendoim na cabeça, pegar na bicla e desatar a pedalar debaixo da chuva no meio da lama, espantar as perdizes e os coelhos que ainda recuperam dos dias de caça, e chegar a casa cheio de terra e todo moído.

saudável demência!

sexta-feira, novembro 03, 2006

três argumentos a favor da legalização do aborto

kim, george e mahmud são três exemplos de como o aborto teria sido melhor opção!

quinta-feira, novembro 02, 2006

a língua a fugir para a verdade...

Afinal a LUSA não mente, né?...

eheh...

Revolução digital

... pelos olhos de um miúdo de 12 anos.

Por vezes não há nada melhor que sondar os miúdos para perceber os trends high-tech.

Neste caso é espantoso perceber o que os miúdos já conseguem fazer com uma psp e uma rede wifi... e assim perceber para onde caminham as telecomunicações, convergências e cia...

quarta-feira, novembro 01, 2006

Dublin em antevisão

Alojamento no Barnacles, na zona agitada de Temple Bar que é assim qualquer coisa como o Bairro Alto de Dublin.

Dizem que o melhor de Dublin é o ambiente nocturno e que o 'spot' é este Temple Bar!

Esperemos que Dublin seja mais que os pubs ... mas se não for, estaremos bem localizados!

Rota 1:

A pé ou de LUAS sair da zona de Temple Bar e subir pela margem esquerda do rio Liffey e:
- parar em Four Courts - edifício histórico que alberga o supremo tribunal de justiça há mais de 200 anos;
- National Museum of Ireland, Archaeology&History - Irlanda pré-histórica, objectos metálicos Celtas, artefactos Vikings ...;
- Guiness Storehouse -a Disneylândia dos amantes da cerveja, com um bar no 6º piso para beber uma Guiness e apreciar uma vista magnífica sobre Dublin;
- Irish Museum of Modern Art - Picasso, Miró, ... e a curiosidade de o edifício que aloja o museu ser bem antigo, de 1680!
- Kilmainham Gaol - prisão centenária restaurada. Em 1916, depois do Easter Rising, 14 das 15 execuções dos líderes revoltosos tiveram aqui lugar. Um deles, James Connolly, estava tão mal tratado da luta que nem se aguentava em pé, teve que ser amarrado a uma cadeira para se aguentar em frente do pelotão de fuzilamento. A brutalidade das execuções reveltou tanto irlandeses como ingleses e impulsionou a causa nacionalista que viria a resultar na independência de parte da ilha.

Rota 2:

- Dublin Castle - as fundações Normandas e Vikings pouco restam, do que foi durante 700 anos a sede do poder Britânico na ilha da Irlanda. Hoje é utilizado pelo governo irlandês ... e pelos turistas! pois o mais interessante está nos seus subterrâneos: a velha muralha e o fosso da cidade.
- Christ Church Cathedral - situada no coração medieval de Dublin, construída sobre uma velha igreja Viking de madeira, os seus 19 sinos fazem-se ouvir em Dublin desde 1670.
- Saint Patrick's Cathedral - a catedral do santo Padroeiro da Irlanda tem uma história riquíssima desde o século V, passando por desastres naturais ou políticos, até à sua restauração em 1864 a expensas da família Guiness (que está para esta ilha como os Bensaúde para os Açores. Ou ao contrário?...). O seu deão mais famoso foi Jonathan Swift que ali deve ter escrito a epopeia liliputiana de Gulliver.
- St Stephen's Green - jardins, lagos...
- Trinity College - a primeira universidade Irlandesa, fundada em 1592 pela raínha Isabel I, também ela parte da história atribulada de católicos e protestantes.

e agora um salto ao Mulligan's para uma pint!


À volta de Dublin:

A companhia de caminho de ferro irlandesa sugere passeios de combóio desde meio dia a 3 dias por Dublin. A sugestão de meio dia até às montanhas de Wicklow a Sul deve ser interessante: passeio de combóio junto à costa e depois autocarro pela montanha e vales até à Aldeia típica de Avoca.O problema é que o meio dia é quase um dia inteiro das 11h30 às 18h30... A sugestão está aqui por 39€.

Outra opção é subir até à vila piscatória de Howth espreitar o santuário de aves Ireland's Eye e ilha de Lambay. E, havendo tempo, dar um salto até à pequena cidade de Malahide e ao seu castelo.