sexta-feira, fevereiro 11, 2005

A Bahia de todos os santos

Tentando perceber a Bahia e o que devo esperar lá encontrar, fui à procura das palavras de quem provavelmente melhor a personificou e explicou. Encontrei os seguintes trechos de uma entrevista a Jorge Amado:

«Só escrevo sobre aquilo que conheço intimamente, que conduzo dentro de mim, no meu sangue e no meu coração; não escrevo por ouvir dizer ou sobre coisas apenas aprendidas. E a minha obra, sendo brasileira, é fundamentalmente baiana, pois a Bahia é meu chão, meu universo humano, minha própria realidade»

«Sou materialista, não possuo nenhum sentimento religioso (o que não me impede de ser supersticioso como todo baiano). Sou obé (Obá Otun Arolu), um dos doze obás da Bahia, escolhido por Xangô e pelo povo dos candomblés através do jogo feito pela venerável Mãe Senhora, já falecida. Creio que devo essa honraria imensa a ter lutado ao lado do povo contra a falta de liberdade religiosa, a brutal perseguição às religiões afro-brasileiras, luta que sustentei na Bahia desde minha juventude e que levei até à Assembleia Constituinte de 1946, para a qual fora eleito deputado. Ao aceitar o título de Obá, e outros que me foram dados antes, comprometi-me a respeitar as diversas (em geral belíssimas) obrigações do culto. Quando estou numa casa de candomblé, comporto-me como o obá que sou. Meu materialismo – já disse Pedro Archanjo em «Tenda dos Milagres» – não me limita.»

«O que sobra na Bahia é boniteza de praia, é mar e sol, areia e azul.» (Desta também gostei! :oD )

E ainda estas palavras do entrevistador:
'Salvador da Bahia foi, como se sabe, a primeira capital do Brasil. Foi aí que primeiro chegaram os portugueses, e em nenhum local como nessa admirável cidade um português se sente em casa, fora das fronteiras da sua pátria. Em nenhum local, também, como na Bahia, se produziu uma mais completa miscigenação de raças, Em Salvador são os mulatos que predominam – e lhe dão mais carácter. Os mulatos, e, claro, as mulatas – algumas de uma beleza espantosa!' (Só uma nota minha: os portugueses estabeleceram-se primeiro em Salvador, mas foi um pouco mais abaixo, em Porto Seguro, que pela primeira vez avistaram terras de Vera Cruz.)


Vou pois com a expectativa de encontrar na Bahia a mistura de culturas afro-euro-sul-americanas, nas suas vertentes culturais, sociais, arquitectónicas ou gastronómicas. Tentar perceber esse misticismo da cultura dos Orixás. E o Axê. Que é afinal o Axê? Apenas um género musical? Não creio. Vou ver.
E vou obviamente com a expectativa se sentir na pele o calor do sol da Bahia, mergulhar nas suas águas quentes, fazer um windsurf, kayak, uns passeios a cavalo, de buggy, empaturrar-me de peixe grelhado e caipirinhas ... e tudo o mais que couber no tempo (e no dinheiro...) que levar!

2 comentários:

Ghibli disse...

Grr...

JTF disse...

Prepara-te mas é para levar com os minino do projecto axê atrás de ti o dia todo!...