sexta-feira, julho 28, 2006

Curso de surf

Os últimos fds foram de curso de surf. E valeu a pena: pelo menos agora quando caio sei porque caio!

O curso incluiu teoria sobre a formação das ondas, exercícios na areia e prática no mar. Aqui ficam os apontamentos para quando for necessário relembrar.


Os sets
As ondas são formadas por tempestades ao largo, bem longe da costa. Têm tendência a agrupar-se ainda no mar alto e chegam à costa agrupadas nos famosos ‘sets’.

A rebentação
À medida que o fundo vai diminuindo de profundidade a onda vai subindo acima da superfície. É depois o atrito da base da massa de água no fundo que atrasa o movimento da base da onda, faz com que o topo da onda ultrapasse a base e por fim acabe por cair causando a rebentação da onda.

Os tubos
O declive do fundo determina como a onda vai rebentar. Em locais com plataforma continental como a nossa costa, o declive vai diminuindo gradualmente o que faz com que as ondas também rebentem de forma gradual. Nas ilhas como o Havai ou a Madeira p.ex., em que não há plataforma continental e o fundo sobe de forma súbita, as ondas tendem a formar tubos.

Os agueiros
Em zonas de areia como a Costa da Caparica o fundo tende a formar ao longo da praia montes e depressões. As ondas rebentam nos montes e a sua massa de água é escoada para fora pelas depressões. Estes agueiros tendem a puxar-nos para longe. Caso estejamos a ser arrastados temos contrariar o instinto e ir para a zona das ondas porque é essa que nos trará de volta para terra.

O periscópio
Ainda segurança: não cair de cabeça. Tipicamente o fundo tem cerca de 2/3 de profundidade relativamente ao tamanho da onda. P.ex. uma onda de 1m rebenta sobre um fundo de 60 cm. Quando saímos debaixo de água pode lá vir mais alguém pelo que convém sair um primeiro braço a fazer de periscópio para ser visto e o segundo a enrolar a cabeça.

A bola de bilhar
Se estamos parados à espera da onda, quando esta nos atinge produz enormes vibrações, tipo bolas de bilhar a chocar, que nos dificultam o take off. Para evitarmos este efeito de bola de bilhar precisamos de umas 8 remadas antes e 3 ou 4 depois do contacto com a onda.

Take off
Esta foi a parte mais valiosa do curso! Perceber a mecânica do take off vai ser fundamental para evoluir.
Este movimento tem que ser muito treinado na areia, desenhando linha logitudinal e fazendo movimento a 3 tempos:
1 – Esticar os braços para levantar o tronco. Os braços não devem estar muito à frente para que o peso do corpo fique equilibrado e não sobre aspernas. Devem estar bem esticados para que a perna esquerda (goofies, direita) consiga passar.
2 – Perna direita encolher, rodar articulação da anca e apoiar o lado do pé (todo) perpendicularmente à linha longitudinal.
3 – Puxar energicamente a perna esquerda para a frente, fazendo passar por baixo do tronco, acabando o pé assente na planta, entre as mão, sobre a linha longitudinal e a 45º para a direita (45 ou o que for natural).

Depois é isto tudo a um só tempo.

Taichi
Em pé na prancha o corpo tem que estar flectido e flexível. Não contrariar as forças da onda, antes acomodá-las, tipo movimentos de taichi.

Trimming
Para virar, apontar a direcção com o braço e seguir a rotação com o corpo.

E já tá! Simples, não?

6 comentários:

ttf disse...

A avaliação já foi ou isto é pura graxa para o Prof.?! Humpf...Menino...

(Eheheheh!! Tinha de me estrear aqui no Delfim com um qualquer comentário pateta, não é verdade?)

Delfim disse...

:o))

Avaliação?... Nada disso TTF: o ensino de hoje em dia não tem avaliações. Isso podia traumatizar os alunos!!

ttf disse...

Lá estás tu com o teu mau-feitio :)

Ehehe

Agora até há exames do 9.º ao 12.º ano!

A seguir a isso, se fores para o ensino superior, tens exames até não poderes mais (orais, escritos, de passagem, de melhoria, de defesa de nota, de condução...)

E se fores para a minha área, ainda tens mais 4 depois de acabar o curso!!! Mas enfim...estes últimos 4 já são devaneios próprios de corporações lobbísticas que não há meio de acabar!! Há-de vir o dia...há-de vir o dia!!

Delfim disse...

bem ttf, tenho que admitir que o curso de surf é bem menos complicado que esse!!!

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! » » »

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »