domingo, julho 09, 2006

Mundial - balanço

Scolari venceu. Estabeleceu objectivos e superou-os. Era bom que ficasse. talvez fique. Cascais é solarenga... :)

Figo, é provavelmente a marca de Portugal mais reconhecida hoje. Desde sempre passeou classe nos relvados e fora deles. A forma como promoveu Portugal pelo mundo fora obriga-nos a estar reconhecidos. Eu próprio tive episódios que o testemunham: 'where are you from? -i'm portuguese -?... -Figo. -Oh! Portugal!'

Pauleta, juntamente com Figo abandona a selecção. Na despedida, com a maior naturalidade disse-nos mais uma vez que fez tudo pela selecção. Se mais não fez foi porque não sabia e não porque não podia. E que a selecção era onde mais gostava de marcar golos. E forma como o diz, com emoção contida faz-me morder a língua por todas as vezes que o critiquei. A verdade está com ele: ele fez o que sabia. E a verdade é que melhor não havia. E fê-lo sempre a pulso, sem empresários ou grandes clubes em Portugal a projectá-lo. Desculpa Pauleta. E obrigado!

Ainda no balanço, ficou também a surpresa de encontrar uma Holanda sem um pingo de carácter, deconhecedora do que é o fairplay. Uma imprensa inglesa ridícula que em vez de reconhecer que os seus jogadores não sabem jogar à bola e que têm mais apetência pelas do Ricardo Carvalho que pela outra de cabedal, tentam expurgar as suas culpas no miúdo Ronaldo. E uma França arrogante e ordinária que não soube mostrar respeito pelo aversário na victória.
E que bem que sabe ver agora o treinador francês protestar porque não assinalam faltas dos italianos sobre os seus jogadores que se atiram para o chão. Os mesmos que referenciavam jocosamente os seus adversários como bons mergulhadores.
Pela boca morre o peixe!!

A Itália acaba de vencer a final nos penalties! Parabéns!!

E para terminar, obrigado Scolari! Obrigado Figo! Obrigado Pauleta! Obrigado Ricardos, Meira, Maniche, Miguel, Simão, Tiago, Petit, Cristiano Ronaldo e companhia! Pelos resultados e principalmente pela demonstração de carácter, trabalho e união que conseguiram projectar!

Sem comentários: