terça-feira, setembro 13, 2005

Human Development Report 2005

Excelente este Relatório de Desenvolvimento Humano produzido sob a chancela das Nações Unidas.

O relatório é muito completo e confesso que ainda não tive tempo para o ler com cuidado, mas basta passar os olhos na secção relativa ao índice de desenvolvimento dos diversos países para fazer algumas constatações básicas mas incisivas:

- a definição sintética de desenvolvimento humano resulta da média ponderada de três índices: esperança de vida, educação e produto bruto per capita.
- a Noruega é o país mais desenvolvido do mundo. É o 3º maior exportador de petróleo e tem um sistema político que lhe permite distribuir a riqueza pela população. Como seria a Nigéria ou Angola com sistema idêntico?...
- Portugal continua na cauda dos países desenvolvidos. E a marcar passo. A Irlanda está no top 10. E o Luxemburgo, que tem um terço de ascendentes portugueses entre a sua população, é o 4º país mais desenvolvido.
- a esperança de média de vida à nascença dos países mais pobres chega a ser inferior a metade da dos países desenvolvidos. Alguns países africanos têm uma esperança de vida média de 36 anos. 36!!!...

1 comentário:

LN disse...

Se ao menos o índice fosse número de políticos com mais de 81 anos a candidatarem-se para mandatos de 5 anos...