quarta-feira, agosto 31, 2005

Um crime na Ota (por Miguel Sousa Tavares)

Uma história de 2 aeroportos:

Áreas:
Aeroporto de Málaga: 320 hectares,
Aeroporto de Lisboa: 520 hectares.

Pistas:
Aeroporto de Málaga: 1 pista,
Aeroporto de Lisboa: 2 pistas.

Tráfego (2004):
Aeroporto de Málaga: 12 milhões de passageiros, taxa de crescimento, 7% a 8%ao ano.
Aeroporto de Lisboa: 10,7 milhões de passageiros, taxa de crescimento 4,5% ao ano.

Soluções para o aumento de capacidade:
Málaga: 1 novo terminal, investimento de 191 milhões de euros, capacidade 20 milhões de passageiros/ano. O aeroporto continua a 8 Km da cidade e continua a ter uma só pista.
Lisboa: 1 novo aeroporto, 3.000 a 5.000 milhões de euros, solução faraónica a 40Km da cidade.

É o que dá sermos ricos com o dinheiro dos outros e pobres com o próprio espírito.
Ou então alguém tem de tirar os dividendos dos terrenos comprados nos últimos anos. Ninguém investiga isto?

À minha?

Dúvidas?...

sexta-feira, agosto 26, 2005

Mito urbano

Para quem acredita que a maior parte dos fogos em Portugal tem origem criminosa aqui está a tese contrária: Só 20% dos incêndios são por fogo posto.

Mérito da ajuda internacional ou apenas do clima?

Finalmente um dia em que acordamos sem fogos por controlar.

segunda-feira, agosto 22, 2005

Números negros

Área ardida em média por ano, em milhares de hectares (fonte: Expresso, 13 de Agosto de 2005 via Aba de Heisenberg ):


Estes números são bem o espelho da ineficácia de quem nos tem governado.

Percorri ontem a A1 entre Leiria e Estarreja. A paisagem não está bonita. A vegetação queimada acompanha a AE por largos kms, em ambos os lados e com o separador do meio incluído. Até a carcaça queimada de um carro ainda lá está, na berma.

Na estação de serviço de Pombal, por volta das 16h, já se via uma mancha de fumo ao longe. Duas horas depois cobria a estação de serviço. Hoje de manhã as notícias falavam do combate às chamas para o impedir de chegar ao centro de Coimbra. Centro de Coimbra!!...

E o mais doloroso é depois ouvir os políticos. Só falta tentarem convencer-nos que a culpa é de D. Diniz que tinha a mania de plantar pinheiros!...

sexta-feira, agosto 19, 2005

Velocidade do som



Foi a velocidade a que passou esta semana. Semana de feriado é assim, sempre abençoada.

Foto daqui.

quarta-feira, agosto 17, 2005

CoeXisT



O espectáculo dos U2 não é apenas um concerto musical. É quase um comício, onde lemos os artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem (tenho impressão que foi aqui que os li na íntegra pela 1ª vez); a mensagem ecuménica de Bono: Muhammed=Jehovah=Jesus ou um apelo para pressionarmos o nosso governo na ajuda aos países do 3º mundo.

E o agradecimento pela condecoração recebida de Jorge Sampaio horas antes. A Ordem da Liberdade para quem, nas palavras da presidência da república, “Ao longo dos últimos 25 anos [] aliou a sua exposição pública, obtida pelo sucesso musical, à defesa de causas humanitárias e dos direitos humanos”. E merecida, digo eu, porque só nos fica bem não esquecermos quem esteve connosco em alturas complicadas, como foi a nossa luta pela liberdade de Timor. Na altura os U2 apoiaram-nos na defesa da causa timorense e agora surge o reconhecimento, natural na forma da atribuíção da Ordem da Liberdade.

Vertigo Tour



Foi desta. As outras passagens dos U2 por Lisboa tinham-me passado ao lado, mas esta não me escapou! Foram duas horas sempre a bombar ao som dos novos e velhos êxitos.

Só lamento os outros concertos que perdi...

Entardeceres de Verão



Não há psicanalista que os bata!

quinta-feira, agosto 11, 2005

Blogs apontados

Actualizei os apontadores para os blogs aqui ao lado.

Retirei o o Barnabé e o Malapata que deixaram de bombar. É pena.

Mas acrescentei um blog que vale uma visita. Lusitanicus do fotógrafo Luís Quinta. Quando for grande quero tirar fotos assim! :)

terça-feira, agosto 09, 2005

SW Alentejano



E as praias meio perdidas do seu litoral, no final da tarde, são um verdadeiro elixir da juventude ... é só relaxar e perder o olhar no horizonte ... ou fechar os olhos e desligar...

Sudoeste



Foi muito boa onda! O festival, porque na praia, nem vê-las!...

Simples e eficaz



Os miúdos pintam as latas na escola e os bares de praia disponibilizam-nas aos banhistas. E parece que funciona! Os fumadores gostam das latas e utilizam-nas.

Estão nas praias do Carvalhal e da Aberta Nova e não era má ideia estender a iniciativa às restantes praias...

sexta-feira, agosto 05, 2005

Água e Fogo



Foto de Paulo Cunha para a Lusa, sacada do Público.

Foto-jornalismo de qualidade. O drama dos incêndios aqui retratado com toda a sua intensidade.

Caos

Hoje, quando conduzia para o trabalho, ainda trazia comigo as imagens da SIC Notícias de ontem com casas a arder e, principalmente, com as pessoas a fugirem em pânico. Lembro-me de uma senhora a correr e a gritar, fugindo das chamas, enquanto empurrava um carrinho de bebé.

E os bombeiros, esses heróis. E os polícias, grandes heróis. E os srs da protecção civil, também heróis. Mas na verdade nós não queremos depender de heróis! Queremos sim profissionais que tenham formação no combate aos fogos e na operacionalização de mecanismos de protecção (civil!) às populações nestas situações. As pessoas que combatem hoje os fogos são extraordinárias na coragem e dedicação, mas são-no na medida directa do atraso do nosso país. Quando formos um país crescido, teremos meios e profissionais que dispensarão heroísmos e conseguirão de forma mais eficaz proteger as pessoas e seus bens.

E o Abrupto descreve-o bem:
Na estrada, o ambiente era caótico, com filas formando-se rapidamente em vários quilómetros, e com autotanques com gasolina nas filas. Carros da polícia passavam sem se perceber para quê. Quando a A1 foi finalmente interrompida e a coluna de veículos desviada para a estrada Figueira da Foz-Pombal ninguém sabia dizer nada sobre as alternativas. A Brisa continuava a receber portagens criando um congestionamento perigoso. Quando se chegava á outra estrada percebia-se logo que o mar de chamas e fumo para Norte impedia qualquer passagem, e, se dúvidas havia de que alguma coisa de muito grave se passava, era ver chegar os carros com mulheres e crianças evacuados das aldeias, desesperadas e em pânico. Uma rapariga procurava o pai, uma mulher com um bebé ao colo chorava convulsivamente porque a sua casa e a “aldeia” (não sei se é verdade, mas era o que dizia) tinha ardido.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Baviera, motores e vagões

[voz nasalada] "Bem vindo ao serviço de apoio a clientes. Informamos que este serviço se encontra aberto entre as 9h30 e as 21h. Por favor ligue-nos nesse horário. pi pi pi..."

Mas são 18h!...



Este ao menos não acende luzinhas amarelas pedindo que o levem ao estábulo!

quarta-feira, agosto 03, 2005

Desemprego



Ontem ao almoço encontrei um conhecido jogador da bola. Tá sem emprego o coitado. Já nem dinheiro tem para comprar o bilhete do parquímetro para colocar no Lamborghini!

Vidas complicadas...