terça-feira, novembro 08, 2011

O semáforo vermelho

Apanho um táxi no Campo Pequeno, peço para ir para Campo de Ourique, perto da igreja do Santo Condestável, para uma rua que não-sei-qual-é-já-vejo-no-telemóvel.
- Não vale a pena dizer a rua que não conheço…
- [não conhece?? Um taxista que não conhece as ruas de Lisboa, ainda para mais em zonas centrais, tradicionais… enfim] Não tem problema siga para a igreja do Santo Condestável, serve-me perfeitamente…
- e que caminho faço? Pode-me ajudar?...
- [wtf??? Eu é que tenho que indicar o caminho?...não sabe ir do campo pequeno para campo de ourique??] … siga em frente, praça de espanha, vire para corte inglês, amoreiras, vamos andando…
- muito bem, vamos por onde quiser, o senhor é que manda.
- veja o senhor caminho…
- por onde o senhor preferir…
- … aqui é virar à direita e seguir em frente nesse semáforo quando abrir…
- os vermelhos dão-me cabo da paciência… e se fôssemos antes pela Maria Pia em vez das Amoreiras?...
- [um taxista de Lisboa que não suporta semáforos vermelhos… isto dá para escrever um livro…]… parece-me muito bem, siga p.f.
- é que ali pelas Amoreiras a esta hora é só trânsito. E há um semáforo que está sempre vermelho. é logo de um tipo ir direito para o Júlio de Matos!!
- Ahahahah!! [não consigo suster a gargalhada! Isto já está para além do ridículo, é comédia pura… ] Oh homem você tem que aprender a lidar com os semáforos…
- Sabe é que só sou taxista em lisboa há sete meses…
- Era taxista noutro lado?...
- Não. Era camionista. A empresa fechou, só por milagre não fecharia. Eu com esta idade não tinha alternativa…
- [é aqui que sinto o murro no estômago… de repente tudo faz sentido… e como deve ser duro aos 60 e tal anos trocar assim de vida…] Agora o compreendo, habituado a circular estrada fora de repente vê-se preso aqui no meio dos semáforos de lisboa…
- tb apanhava semáforos quando tinha de entregar alguma coisa em lisboa, mas era diferente…
- claro, mas vai ver que se habitua à nova vida num instante…
- cá está a sua rua francisco metrass… ao lado da igreja de facto… seis euros e quatro cêntimos…
- pague-se de dez euros p.f. [como se uma gorjeta gorda aplacasse o sentimento de culpa pelo julgamento mental feito no início da viajem… talvez escrevê-lo ajude. ]

2 comentários:

Miguel disse...

Um banhinho de vida real, hã? Quantas vezes já não passei por situações semelhantes. E se te disser que por via de tanto "soco no estômago" me tornei exímio a detectar potenciais desfechos desse tipo?

Anónimo disse...

Vim rever a tua viagem de táxi. Impressionante quando as pessoas têm esta força de vontade, este instinto de sobrevivência e não se deixam vencer pela inércia. Muito bom! MM