domingo, março 27, 2011

Boavista Mar 2011

11 anos depois, o regresso à Boavista. Está mais desenvolvida, já tem um aeroporto internacional e charters a aterrar diariamente carregados de turistas. Há 11 anos com 5.000 habitantes, hoje a cadeia riu contrói mais um hotel com 4.000 (sim, quatro mil!) camas.

perdeu-se o encanto de ilha remota, de pessoas simpáticas e praias pristinas sem ninguém. hoje já é necessário tomar cuidado com os assaltos num sítio da ilha, Sal Rei já é um desastre urbanístico, as tartarugas têm menos praia para desovar ... mas as aldeias já têm escola, a ilha um centro de saúde e controiem-se estradas. A vida dos habitantes locais melhorou.

Mas enfim, ainda subsiste uma parte da ilha mais remota, com menos gente e praias enormes, magníficas. (dá vontade de perguntar como sobrevivia esta gente no meio de quase nada, só terra e calor naquelas poucas aldeias no interior da ilha...)

O iberostar na praia de chaves é bastante razoável. As praias de chaves e de santa mónica tem um areal magnífico. Ervatão, curral velho, gatas permanecem relativamente tranquilas. a praia estoril já está rodeada de construções e o caminho de sal rei para o marine club rodeado de novas contruções. tb o marine club perdeu parte do seu encanto, parece que ficou mais pequeno (comparado com os novos hotéis) e suburbano (com a 'aproximação' de sal rei).

A relembrar: meses de Jan, Fev e Mar - muito vento; Abr, Mai as baleias a passar ao largo; Jun, Jul e Ago as tartarugas a desovar nas praias.

O ideal para a praia e mergulho é ir entre Maio e Agosto, ou arriscando um pouco, em Abril e Setembro.












2 comentários:

Horta disse...

mesmo assim, fico com água na boca.

Delfim disse...

as comparações são terríveis. mas as belas praias continuam lá de facto! voltarei com certeza... :)