quinta-feira, julho 24, 2008

Nos passos de Magalhães


Aí está mais um livro de viagens de Gonçalo Cadilhe! Este jovem não pára de viajar...

Desta feita Gonçalo leva-nos pelos caminhos que Fernão de Magalhães percorreu há 500 anos, desde as expedições africanas ao serviço da coroa portuguesa, as incursões no oriente na armada de Francisco de Almeida, o desentendimento com D. Manuel e a expedição que o tornou famoso: a circum-navegação do planeta ao serviço da coroa espanhola.
Apesar desta expedição ser uma afronta a D. Manuel e ao Portugal de quinhentos, uma vez que queria reclamar para Espanha as ilhas das especiarias, provando que estas se encontravam no lado espanhol do tratado de tordesilhas, penso que já vai sendo tempo de perdoar o temperamento de Fernão de Magalhães e resgatá-lo de vez de, volta para os maiores momentos e maiores personagens da história portuguesa. De facto, é português o homem que provou que o mundo é redondo, o primeiro a descobrir a passagem e a navegar o oceano pacífico. Um dos pioneiros da globalização a par de Colombo, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama!
Até porque, convenhamos, D. Manuel também não sai limpo dessa história. Compreendo que nunca financiasse tal expedição, mas esta só surge na sequência do repúdio a Fernão de Magalhães, no que constituiu mais uma decisão menos feliz de D. Manuel... Além do que, Fernão de Magalhães acabou por comprovar que as especiarias estavam do lado português do mapa que resultou de Tordesilhas!

A reabilitação nacional de Fernão de Magalhães seria até um gesto cheio de simbolismo para o momento actual da nossa história: Portugal mostrar que não repudia os seus maiores talentos e que o único trajecto de sucesso que estes têm é emigrar...

Quanto ao livro, ao pretender ser mais romanceado que os anteriores, perde algo da fluidez. Gonçalo Cadilhe é um excelente viajante mas como romancista ainda tem caminho para percorrer. Mas no que me interessa do livro, o objectivo cumpre-se: com as descrições do livro somos levados a viajar como se andássemos nos passos de Magalhães...

Sem comentários: