quarta-feira, junho 07, 2006

Berlim

Retomando os diários de viagem chega a vez de Berlim. Depois da neve, foi chegar e partir até Hannover. E daqui uma visita relâmpago a Berlim. A fazer lembrar a rapidez e coordenação da Blitzkrieg alemã ... mas num contexto de paz!

A viagem de combóio entre Hannover e Berlim é suave. A semelhança com as nossas linhas ... não existe. O combóio é rápido e confortável mesmo em lugares económicos.

Em Berlim, temos uma cidade, ou melhor, duas cidades, em obras. Creio que desde o fim da 2ª guerra que as Berlins estão em obras em obras. Edigo Berlins porque se nota a diferença arquitectónica entre a que foi de leste, no seu estilo soviético pesado e a que foi de oeste, mais parecida com o que estamos habituados.

Para ver Berlim num dia a solução adoptada foi seguir um circuito de autocarro turístico, com saída nos pontos de maior interesse para uma volta rápida umas fotos e corrida para apanhar o próximo autocarro da volta.

Berlim resumida:

As ruínas da 2ª guerra mundial, preservadas para memória colectiva


Checkpoint Charlie: ponto de passagem na cortina de aço durante a guerra fria.


O celebérrimo muro. ou o que resta dele...


Porta de Brandenburdo: símbolo histórico da unidade germânica


Reichstag: o poder alemão.

1 comentário:

JTF disse...

esse muro é tão tristemente parecido com o outro, o de Israel... ainda assim parece mais baixo... nestes dias iluminados continuam-se a fazer muitas coisas absurdas...