quinta-feira, dezembro 29, 2005

Notícias do Sri Lanka

O clima político no Sri Lanka é algo instável. A zona norte e leste do país é controlada pelos Tigres Tamil, a guerrilha da minoria étnica tamil (maioritária nessas zonas).

Apesar de ainda estar em vigor um cessar fogo assinado em 2002, nos últimos meses a guerrilha tem feito ataques esporádicos pondo em causa o frágil acordo. Nos últimos dias a mediação norueguesa lançou o alerta para o perigo de estalar uma guerra civil. Faço votos para que as partes se sentem à mesa e retomem as negociações em clima de Paz. Sigam o exemplo dos indonésios de Banda Aceh onde a guerrilha após o Tsunami largou as armas e formou um partido político!

O site Lankaweb parece um bom local para acompanhar a situação pois tem diversos links para meios de comunicação da região actualizados diariamente.

O site do ministério dos negócios estrangeiros português tem alguma informação. Mas a sua credibilidade é duvidosa. A última actualização é de Março(!) e na informação relativa às Maldivas aconselham o turista a não voar nas 3 horas seguintes a mergulhar(???)...

Lamento dizê-lo mas a verdade é que o o site do MNE inglês inspira muito mais confiança. A informação é muito mais completa, a sua última actualização relativa ao Sri Lanka é de 23 de Dezembro e têm o cuidado de dizer que à data de hoje ela se mantém válida. Têm tb o cuidado de indicar que parte da informação foi agora actualizada. Este será o segundo site de referência para acompanhar a situação.

A terceira fonte de informação será o site do Lonelyplanet, a bíblia do viajante.

Vamos acompanhar.

Sem comentários: