Após retomar o exercício em Junho do ano passado, essencialmente o btt, na altura com o objetivo de preparar o Caminho de Santiago desde o Porto, tenho feito muitos passeios mas sem grande rigor nos que diz respeito ao tipo de esforço que é feito: cardio, fat burn, endurance, etc...
Fiz alguma pesquisa e cheguei à conclusão que muitos kms que faço são para deitar fora em termos de melhoria da condição física ao mesmo tempo que são propensos a lesões. Esta pesquisa baseia-se essencialmente nas zonas de batimentos cardíacos em que os exercícios / treinos / passeios são feitos.
Decidi explorar este tema e iniciar um programa mais pensado de exercício com o objetivo de otimizar a condição física em termos de performance mas tb de saúde. Este é baseado nas dicas da ultra atleta Sally Edwards, veterana de inúmeros ironman.
Duas notas prévias aos próximos posts sobre este tema:
As zonas de batimentos cardíacos por minuto - bpm - são calculadas em percentagem do bpm máximo. Este apesar de ter variados métodos para o seu cálculo acaba por convergir em termos de output para o método mais simples de calcular: bpm máximo = 220 - idade.
Nenhum método resultará ... "IF YOU DON'T STOP EATING LIKE A PIG!!!". Esta será a primeira regra a ter em conta no programa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
A alimentação é KEY! É o que eu oiço em todas as avaliações no ginásio!...Força nos passeios! :-)
tinyGod, por aqui? bons olhos te vejam! :)
é de facto como dizes, alimentação é chave!...
Enviar um comentário