terça-feira, agosto 10, 2010

Photo - tips by Art Wolfe

Art Wolfe Tips – série 1

Notas soltas dos filmes de dicas de fotografia de Art Wolfe…
Rap-up:
 Composição com motivos de interesse no 1º e 2º plano
 Extreme light: ‘esticar’ a luz. contra-luz, sol tapado, …
 Shadow, lights, colours
 Muito tripé (de pernas independentes) e cabo disparador
 Filtro polarizador (carregar céus, retirar reflexos)
 Não hesitar fazer ginástica para fotografar do melhor ângulo (junto chão, sobre rochas, inclinados, etc…)
 Filtro graduado
 Apesar de Art dizer que traz consigo sempre lente ultra-wide vê-se fotografar muito com tele…


1. Extreme light: lente contra o sol com o cacto a fazer sombra.
2. Composition, Foreground / backgroung: gelo no 1º plano e icebergs no 2º plano
3. Tracking Focus: acompanhar condores em voo (servo focus?...)
4. Composition, Foreground / backgroung: raposa em 1º plano e montanhas em 2º plano, usando lente wide angle.Lente junto ao chão, deitar para tirar foto.
5. Specific lens bears: 500mm x2 (tele-extensor) + tripé + cabo disparador + lock mirror (mão encostada na câmara ou opção SW?...)
6. Refuge birds nest: tripé + cable release + F grande > grande profundidade de campo para apanhar pormenores (obriga t > 1 seg. p.ex.). Tripé colocado na vertical sobre o ninho.
7. Composition / shooting in dim light: tripé, cable release, …
8. Close up boa: flash externo, extensor para chegar mais perto.
9. Workflow em viagem: backup em disco externo tipo starblitz e outra cópia em PC. 1ª revisão logo no PC!
10. Flamingoes exposure. Great DOF > small aperture > tripod + cable release, mirror lock, …
11. Ethiopia, composition people: detalhes das expresses das caras ou corpos.
Filtro polarizador para retirar brilho da pele dos massai.
12. Fitzroy: filtro polarizador para carregar o céu e fazer sobressair a massa rochosa do Fitzroy iluminado com o sol de fim de dia.
13. Packing tips. 70-200mm, wide angle, tele-extensor (extensor ou ampliador??... rever filme )
14. India, balancing light: anoitecer + neons – exposições longas para arrastar pessoas. Tripod of course! Shadows, lights, colours!
15. Baobas de Madagáscar ao anoitecer: o mesmo cenário para fazer contra-luz, a favor da luz com céu avermelhado, à noite com as estrelas desenhadas, …
16. SGI – filtro graduado para colocar montanha de 2º plano com exposição semelhante ao primeiro plano.
17. SW – Creative framing: reflexo na água com câmara (em tripé) junto ao chão
18. SW – Zion: two things always to bring: wide angle + tripod with independent legs.

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